A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande participou, no último sábado, dia 20 de junho, do 1º Mutirão Social realizado no bairro Capela do Piçarrão, levando uma série de serviços gratuitos à população.
A ação ocorreu na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Antônio Sebastião Salústio Areias e foi coordenada pela Igreja Assembleia de Deus, com apoio da Prefeitura de Várzea Grande, por meio de diversas secretarias municipais, além do deputado estadual Maxi Russi.
Durante toda a manhã, centenas de moradores tiveram acesso a atendimentos e orientações em saúde, reforçando o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso da população aos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
As equipes da Secretaria Municipal de Saúde realizaram diversos atendimentos, entre eles a atualização do cartão vacinal, acompanhamento do programa Bolsa Família, consultas médicas, orientações odontológicas e atendimento cardiológico.
Ao longo da ação foram aplicadas 47 doses de vacinas, realizados 34 acompanhamentos do Bolsa Família e 11 atendimentos no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além da vacinação antirrábica de 26 animais, sendo 20 cães e seis gatos.
Na área médica, foram realizados 27 atendimentos. Também foram distribuídos 129 kits de higiene bucal aos participantes. As equipes promoveram ainda palestras voltadas à promoção da saúde, educação em saúde bucal, técnicas corretas de escovação e dicas de alimentação saudável.
Quem participou aprovou a iniciativa. A moradora Neuza Pereira destacou a praticidade do mutirão.
“Essas ações facilitam muito a vida da população. Conseguimos encontrar vários serviços no mesmo lugar e isso ajuda principalmente as pessoas mais carentes, que muitas vezes têm dificuldade de acesso”, relatou.
Já a moradora Terezinha Campos comemorou a oportunidade de realizar uma consulta com especialista.
“Eu estava precisando passar por um cardiologista e consegui a consulta aqui no mutirão. Foi muito importante para mim e para muitas pessoas da comunidade”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, destacou a importância de aproximar os serviços da comunidade.
“Nosso compromisso é levar saúde cada vez mais perto das pessoas. A participação da Secretaria em ações como essa é fundamental para ampliar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção. Ficamos muito felizes em ver a grande participação da comunidade e seguiremos presentes em todas as ações que contribuam para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.
A superintendente da Atenção Primária, Nathalia Rondon, ressaltou o empenho das equipes durante a ação.
“Nossos profissionais estiveram mobilizados para garantir acolhimento e assistência à população, realizando vacinação, acompanhamento do Bolsa Família, aferições e diversas orientações em saúde. Essas ações fortalecem o vínculo entre as unidades de saúde e a comunidade, além de promoverem prevenção e cuidado integral”, destacou.
Já a coordenadora da Atenção Secundária, Sônia Nabarrete, enfatizou a importância da oferta de consultas especializadas e orientações durante o mutirão.
“Disponibilizamos profissionais médicos, atendimento cardiológico e toda uma equipe preparada para orientar a população sobre saúde bucal e hábitos saudáveis. O objetivo é justamente ampliar o acesso e proporcionar cuidado humanizado, especialmente para quem muitas vezes encontra dificuldades para buscar esses serviços no dia a dia”, pontuou.
*Flávia Porfírio

