O programa Qualifica + VG impactou a vida de 10 mil famílias que participaram de cursos de capacitação e seletivas de empregos realizados pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Sistema S (Senai, Senac e Senar).
“Para a nossa surpresa os cursos tiveram grande procura e todos realizados com sucesso”, comemorou o coordenador do Núcleo de Qualificação Profissional, Jovanil Flores da Silva informando que todos que concluíram os cursos foram encaminhados ao mercado de trabalho. Em decorrência da demanda, surgiu então a parceria de serviço com as empresas privadas para a promoção de seletivas de empregos, outra parceria firmada e com resultados positivos”.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira destacou a importância de todas as parcerias realizadas, pois o foco principal foi criar oportunidades para todos indistintamente. “Unimos a parceiros que se dedicaram em transformar a vida das pessoas e essas parcerias nos proporcionaram um leque de oportunidades com foco no social inclusivo, com mulheres, trabalhadores, adolescentes em conflitos com a lei, pessoas com deficiências e mulheres vítimas de violência domésticas”.
Ana Cristina lembrou ainda que a secretaria de Assistência Social trabalha com público vulnerável, e por isso é necessário que se tenha sensibilidade e um olhar especial para esse grupo. “Daí a nossa preocupação em proporcionar capacitação, e dar meios para que essas pessoas fossem inseridas no mercado de trabalho. O nosso compromisso com a criação do Programa Qualifica + VG foi o de promover nas famílias em risco social a possibilidade assertiva de novos recomeços”.
O Qualifica + VG foi criado em 2022, e inicialmente, como uma resposta à necessidade da população que enfrentava o desemprego após a pandemia. Centenas de cursos de capacitação foram oferecidos, de forma gratuita, no sentido de possibilitar ao trabalhador novas perspectivas e também a possibilidade de mudança de atribuição.
*Katia Passos