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Leia: Estudo mostra que 60% das menções feitas ao Agro nos livros escolares são negativas
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13 de maio de 2025 08:53

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OpiniãoMT > Blog > Agronegócio > Estudo mostra que 60% das menções feitas ao Agro nos livros escolares são negativas
Agronegócio

Estudo mostra que 60% das menções feitas ao Agro nos livros escolares são negativas

O Senado discutirá em audiência pública o tratamento dado ao agronegócio nos livros escolares após estudo apontar 746 menções negativas ao setor.

última atualização: 5 de dezembro de 2024 16:27
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3 Minutos de Leitura
Estudo mostra que 60% das menções feitas ao Agro nos livros escolares são negativas
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A Comissão de Educação do Senado Federal agendou uma audiência pública para debater o tema agro nos livros escolares, respondendo a um estudo realizado pela USP em 2023. A pesquisa sobre o Agro nos livros escolares, revelou 746 menções negativas ao agronegócio em materiais didáticos distribuídos nas redes de ensino público e privado no Brasil. O encontro está marcado para 17 de dezembro e foi solicitado pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA).

Análise do Estudo sobre Agro nos Livros Escolares

A pesquisa, conduzida pela Universidade de São Paulo (USP), envolveu 12 analistas de conteúdo e especialistas do setor agropecuário. Durante mais de 3 mil horas de trabalho, o grupo avaliou mais de 9 mil páginas de livros de dez editoras que integram o Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). A análise foi feita com o objetivo de identificar como o agronegócio, segmento econômico vital para o Brasil, é retratado nos materiais escolares.

Os especialistas detectaram 746 menções negativas relacionadas ao setor, abordando temas como monocultura, desmatamento, uso de pesticidas e conflitos fundiários. Segundo o levantamento, o viés político e ideológico presente em algumas obras preocupa, pois pode impactar a percepção dos estudantes sobre a importância do agronegócio no cenário nacional e internacional.

Audiência Pública no Senado

A audiência pública no Senado visa abrir o debate sobre o agro nos livros escolares e buscar soluções para uma abordagem mais equilibrada nos materiais didáticos. O pedido para o encontro foi formalizado pelo senador Zequinha Marinho, que manifestou indignação sobre a maneira como o agronegócio tem sido representado. “O agro é o mais importante segmento econômico do país, gera riquezas, empregos e alimenta milhões. Por que vilanizá-lo?”, questionou o senador.

Para enriquecer o debate, Marinho convidou representantes de diversas entidades, como a Associação De Olho no Material Escolar, a USP, o Ministério da Educação, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária. Essas instituições deverão contribuir com diferentes perspectivas sobre o tema.

O Impacto da representação do Agro na Educação

A forma como o agronegócio é retratado nos livros escolares pode influenciar a visão das novas gerações sobre o setor. Enquanto o estudo da USP aponta críticas relacionadas a questões ambientais e sociais, há uma preocupação crescente sobre o impacto de viés ideológico no aprendizado. 

Especialistas alertam que a educação deve focar na formação de cidadãos conscientes, promovendo debates equilibrados que considerem tanto os desafios quanto as contribuições do setor agropecuário.

O agronegócio representa um dos pilares da economia brasileira, com grande relevância para o Produto Interno Bruto (PIB), geração de empregos e exportações. Para os defensores do setor, uma visão enviesada nos livros escolares pode prejudicar o entendimento do papel estratégico do agro no Brasil e no mundo.

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