*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Foi determinado o bloqueio de R$ 7 milhões de reais das contas do lobista Andreson de Oliveira Gonçalves e da esposa dele, a advogada Mirian Ribeiro Rodrigues de Mello Gonçalves. A determinação é do ministro Cristiano Zanin do Supremo Tribunal Federal. Eles são acusados de envolvimento em esquema de venda de sentenças judiciai.
O esquema envolveria, segundo investigação da Polícia Federal, lobistas, advogados, empresários, assessores, chefes de gabinetes e magistrados.
A Polícia Federal deflagou nesta terça-feira, dia 26 de novembro, a Operação Sisamnes. De acordo com a PF, Andreson teria participado de pelo menos 12 supostos crimes.
Ainda segundo a polícia, Andreson seria um dos principais nomes envolvidos em esquema de venda de sentenças judiciais no Superior Tribunal de Justiça.
Os gabinetes e as casas dos desembargadores Sebastião Moraes Filho e João Ferreira Filho foram alvo da operação da polícia. Além de outros envolvidos. Eles devem responder na justiça pelos crimes de organização criminosa, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional e corrupção.