Várzea Grande teve aprovação de recursos no valor de R$ 1,7 milhão para investimentos visando a implantação e funcionamento do Centro de Parto Normal Peri-Hospitalar, com cinco quartos PPP (Pré-parto, parto e pós-parto).
A prefeita Flávia Moretti (PL) disse que o Município já tem a casa para implantar a Casa de Parto, como é chamada, e que esse projeto foi prioridade da nova gestão.
“Como sempre faço questão de dizer, mesmo com todas as adversidades, dívidas, estamos conseguindo não apenas manter serviços à população, mas ampliar a rede de oferta, como estamos fazendo com a extensão do funcionamento de quatro unidades de saúde, a realização dos ultrassons morfológicos e agora a Casa de Parto”.
A deliberação foi anunciada durante a primeira Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Mato Grosso (CIB-MT).
O evento foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e contou com a participação de 142 secretários de saúde, além de servidores da pasta. A secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, participou.
Deisi Bocalon completou que Várzea Grande já tem a casa pronta e que esses recursos, R$ 1,7 milhão, será para a realização de investimentos, tanto em equipamentos, quanto em melhorias estruturais.
“Esse aporte financeiro, nesse primeiro momento, será destinado à aquisição de equipamentos e materiais necessários para melhoria da ambiência e dos cuidados pré-partos, bem como, para a adaptação estrutural da casa para cumprimento da portaria da rede Allyne, visando habilitação do serviço junto ao Ministério da Saúde”.
Durante o encontro o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, apresentou ementas, enviadas pelas secretarias de saúde de várias cidades do Estado para aprovação ou revisão.
*Katia Passos