A Petrobras anunciou uma redução no preço do litro do diesel para distribuidoras, que começa a valer nesta terça-feira (1º). O corte de R$ 0,17 por litro representa uma queda de 4,78% no preço do combustível, que agora terá um valor médio de R$ 3,55 nas distribuidoras. Com a mudança anunciada, a parcela da Petrobras no preço do diesel B, aquele comercializado nos postos, passa a ser de R$ 3,05 por litro, considerando a mistura obrigatória de 86% de diesel A e 14% de biodiesel. Isso representa uma redução de R$ 0,15 por litro para o consumidor final.
Desde dezembro de 2022, a estatal tem promovido cortes no valor do combustível, acumulando uma queda de 20,9%, o que equivale a R$ 0,94 por litro nas distribuidoras. No entanto, o novo ajuste ainda não compensa integralmente o aumento de R$ 0,22 por litro implementado em janeiro deste ano.
Composição do preço do litro do diesel nos postos
O preço do diesel comercializado nos postos é formado por diversos fatores, entre eles:
– Valor de venda do combustível fóssil pela Petrobras para as distribuidoras;
– Impostos federais, como PIS e Cofins;
– Imposto estadual (ICMS);
– Preço do biodiesel, adicionado na proporção de 14%;
– Margens de distribuição e revenda.
Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), até esta segunda-feira (31), o diesel comercializado pela Petrobras estava R$ 0,08 por litro acima da paridade internacional.
Impactos econômicos da redução do diesel
Como a maior parte dos produtos no Brasil é transportada por caminhões, a variação no preço do diesel pode influenciar a inflação. A redução anunciada pode aliviar custos logísticos e impactar diversos setores da economia.
O efeito da queda no valor do combustível varia conforme o tipo de produto transportado. Itens de primeira necessidade, como alimentos, tendem a sentir mais fortemente o impacto dos reajustes, enquanto produtos de maior valor agregado, como eletrônicos e veículos, sofrem influência menor.