*Sêmia Mauad/ Opinião MT
O MDB de Mato Grosso avalia a possibilidade de lançar um candidato ao governo do estado para as eleições que vão ocorrer em 2026.
A informação foi dada pelo presidente estadual do partido no estado e ex-deputado federal, Carlos Bezerra, que disse que as conversas ainda estão em fase inicial, mas podem avançar.
“Há uma viabilidade para tudo. A coisa está muito incipiente. Ela vai do meio do ano em diante começar a volumar. E há possibilidade, sim” , afirmou Bezerra.
Se a candidatura própria se consolidar de fato, a sigla acaba por se afastar do grupo do governador atual, Mauro Mendes (União Brasil), que pretende eleger outro nome. Entre os nomes cotados está o do vice-governador, Otaviano Pivetta (Republicanos). Além dele, outros nomes foram citados como Jayme Campos (União Brasil) e do ex-senador, Cidinho Santos (PP).
A saída de Luluca Ribeiro, da Secretaria de Agricultura Familiar (Seaf) depois da Operação Suserano, que investigou suposto superfaturamento na compra de maquinários agrícolas, teria sido o início do distanciamento entre o grupo de Mendes e do partido MDB.
Além disso, o União Brasil e o Republicanos devem manter alinhamento junto ao PL, que deve liderar a direita nas eleições do ano que vem.