O mercado de carros elétricos no Brasil está em ebulição! A partir de hoje, 1º de julho de 2024, o imposto de importação para esses veículos sofrerá um aumento significativo, passando de 10% para 18%. De acordo com a equipe econômica do governo Lula, esta medida busca estimular a produção nacional de carros elétricos e reduzir a dependência de importações. Mas qual será o impacto real dessa mudança para o consumidor final?
Carros elétricos importados ficarão mais caros
Apesar da elevação do imposto, o impacto imediato no preço dos carros elétricos nas concessionárias deve ser baixo. Isso porque as montadoras ainda possuem estoques de veículos importados com a alíquota anterior. Essa medida permitirá que as empresas vendam esses carros sem repassar o aumento total do imposto para o consumidor.
No entanto, a médio e longo prazo, o aumento do imposto deve levar a um gradual aumento no preço dos elétricos importados. A medida também pode influenciar na estratégia das montadoras, que podem optar por investir mais na produção local para reduzir custos.
Impacto diferenciado para Modelos Híbridos e Plug-in
Vale ressaltar que o aumento do imposto não se limita apenas aos carros elétricos. Veículos híbridos, plug-in e caminhões elétricos também serão afetados, com alíquotas variáveis de acordo com a categoria. Essa diferenciação busca estimular a produção de modelos híbridos, que possuem menor emissão de poluentes do que os carros elétricos.
Crescimento significativo das vendas
Apesar do aumento do imposto, o mercado de carros elétricos no Brasil segue em franca expansão. Nos primeiros cinco meses de 2024, as vendas de carros 100% elétricos já superaram as de todo o ano de 2023, com um crescimento de 34%.
Essa alta demanda se deve a diversos fatores, como a maior conscientização ambiental dos consumidores, os incentivos fiscais oferecidos por alguns estados e municípios, e a crescente variedade de modelos disponíveis no mercado.
Para 2024, a estimativa é que as vendas de elétricos no Brasil alcancem 150 mil unidades, um aumento de 80% em relação ao ano anterior. Esse crescimento impulsionará a entrada de novas montadoras no mercado brasileiro, como a BYD e a GWM, que iniciarão suas operações em Camaçari (BA) e Iracemápolis (SP), respectivamente, no primeiro semestre de 2025.
Controvérsias e expectativas para o futuro
O aumento do imposto de importação para elétricos gerou controvérsias no setor. O presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (Abve), Ricardo Bastos, criticou a medida, afirmando que ela pode prejudicar o planejamento de investimentos das empresas e o desenvolvimento do mercado.
Apesar das críticas, o governo brasileiro se mantém firme na decisão de aumentar o imposto, acreditando que a medida é necessária para estimular a produção nacional de carros elétricos e reduzir a dependência de importações.
O futuro do mercado de carros elétricos no Brasil ainda é incerto, mas a expectativa é que o setor continue crescendo nos próximos anos, impulsionado pela demanda dos consumidores e pelos investimentos das montadoras.