*Sêmia Mauad/ Opinião MT
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), quebrou o silêncio e se posicionou oficialmente sobre as investigações do incêndio de grandes proporções que destruiu o almoxarifado central da Secretaria Municipal de Educação. Em meio à circulação de imagens que levantaram suspeitas nas redes sociais, a gestora adotou uma postura de cautela e reforçou de forma contundente que o laudo técnico oficial ainda não foi emitido pelas autoridades competentes.
O posicionamento ocorre após a divulgação de um vídeo que mostra um funcionário saindo de carro do barracão instantes antes do início do fogo. Flávia Moretti informou que ainda não conversou com o servidor em questão e pontuou que qualquer juízo de valor antes da conclusão da perícia é precipitado.
“Só quero que solucione. Se tem culpado que pague, seja ele quem for e se não tem culpado, se foi uma fatalidade, tudo bem vamos tocar a vida. O laudo vai vir da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Politec e depois a gente se manifesta”, declarou a prefeita, cobrando celeridade na apuração.
PRAZO PARA LAUDO E FORÇA-TAREFA EM BRASÍLIA
A análise técnica do Corpo de Bombeiros e da Politec deve ser concluída em um prazo de até 30 dias. Paralelamente, o município corre contra o tempo para mensurar o tamanho do estrago financeiro e pedagógico: o levantamento detalhado de todos os prejuízos causados pelas chamas deve ser finalizado já na próxima semana.
Para tentar reverter as perdas, a secretária de Educação, Maria Fernanda Figueiredo, cumprirá agenda em Brasília com o objetivo de articular a liberação de recursos emergenciais junto ao Governo Federal. Apesar da perda total do estoque de insumos, a prefeitura garantiu que a distribuição da merenda escolar para a rede pública de ensino segue acontecendo normalmente, sem prejuízos aos alunos.
ENTENDA O CASO
O incêndio destruiu o Anexo 1 da Secretaria Municipal de Educação na noite da última quarta-feira, dia 17 de junho. O prédio abrigava um volumoso estoque de livros didáticos, materiais escolares e produtos alimentícios.
A destruição chocou as gestoras municipais.
“O maior trabalho meu e da Maria Fernanda agora é buscar recuperar o prejuízo, porque aí tinha materiais para as nossas escolas que seriam inauguradas, nossa creche que seria inaugurada, então assim, a gente está com o coração cortado”, lamentou Flávia Moretti, que acompanhou o trabalho de rescaldo das equipes de segurança.
A secretária Maria Fernanda também não escondeu o abalo emocional com a tragédia.
“Estou muito abalada porque é assustador e angustiante ver tudo isso acontecendo. Ser uma profissional da educação e ver isso acontecer… a dor minha é imensurável. Graças a Deus nenhuma vítima, questões materiais nós vamos atrás”, desabafou emocionada.
VEJA VÍDEO
Vídeo: Reporter MT

