A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), elaborou um plano operacional para ajustar a coleta de resíduos sólidos domésticos na capital. Para garantir a eficiência, a empresa irá ampliar em 21% o número de caminhões empregados para a coleta, por turno. O fim de semana contará ainda com um mutirão.
O objetivo é solucionar e minimizar os atrasos pontuais registrados nos últimos dias. O planejamento foi desenvolvido em parceria com a Locar Saneamento Ambiental, empresa responsável pelo recolhimento de detritos residenciais em Cuiabá.
O cronograma, estabelece ações para melhorar a coleta de lixo, otimizar o uso da tecnologia com um sistema que automatiza o controle da operação em tempo real utilizando inteligência artificial, e ampliar a transparência dos serviços prestados.
A modernização do sistema de controle é um dos principais pilares do plano, com a implantação da plataforma Transformação Digital, que permitirá automatizar o monitoramento das operações. Com esse sistema, será possível:
Enviar alertas automáticos ao identificar problemas em tempo real;
Analisar dados históricos para ajustar rotas com base no planejamento e nas ocorrências no campo;
Gerar relatórios diários, proporcionando à equipe operacional uma visão clara dos gargalos, permitindo correções imediatas.
Para complementar o monitoramento, a Locar criou equipes de resposta rápida, que atuarão conforme as demandas detectadas pela plataforma. Essas equipes serão divididas em dois turnos:
Outra medida essencial será o ajuste das rotas de coleta, utilizando os dados do sistema digital para redistribuir as áreas de maior demanda e otimizar o uso dos recursos disponíveis. As rotas serão flexíveis e ajustadas em tempo real, assegurando que a frequência prevista seja cumprida. Além disso, será implantado um programa de manutenção preventiva para a frota de caminhões, com inspeções diárias e monitoramento das condições dos veículos em tempo real, evitando falhas e interrupções na operação.
*Alessandra Marques