A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos – LIMPURB, aumentou o contingente de veículos coletores responsáveis pela retirada de resíduos domésticos em Cuiabá. Com o aumento, os serviços serão realizados com 28 caminhões atuando simultaneamente nos mapas de coleta da capital. Atualmente, são recolhidas cerca de 500 toneladas de detritos domésticos diariamente em Cuiabá.
“A empresa prontamente se comprometeu a aumentar o contingente de veículos, inclusive utilizando os caminhões reserva da frota. Atuávamos com 23 compactadores, e a partir de agora, visando minimizar os impactos da greve, colocamos nas ruas da capital 28 caminhões coletores”, pontuou João Carlos Hauer, diretor-geral da LIMPURB.
A iniciativa visa minimizar os impactos gerados pela greve dos profissionais de serviços urbanos, deflagrada em 1º de julho.
Devido à paralisação, o contingente de profissionais foi reduzido, resultando em atrasos no serviço.
COMO VÃO FUNCIONAR AS COLETAS
Em Cuiabá, as localidades cadastradas para os dias pares têm a coleta realizada às segundas, quartas e sextas-feiras. Por sua vez, os bairros atendidos nos dias ímpares recebem o serviço às terças, quintas e sábados.
As coletas são distribuídas em quatro turnos. Às 5h da manhã, os caminhões do 1º turno atendem as regiões norte e sul da cidade. O 2º turno começa às 11h da manhã, cobrindo a região central de Cuiabá, o Distrito Industrial e partes da região oeste. Às 17h inicia-se o 3º período de coleta, que atende bairros como Jardim Aclimação, Canjica, Terra Nova, Morada do Ouro, Consil, Verdão, Santa Rosa I e II, Santa Marta, Flamboyant, Jardim Araçá, Santa Angelita e Quilombo. O 4º turno ocorre à noite, às 22h, abrangendo cerca de 25 localidades da cidade.
*Alessandra Marques