Dez marcas de azeite extravirgem foram retiradas de circulação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) após a Operação Getsêmani identificar um esquema de adulteração e venda de produtos fraudulentos. A ação, que aconteceu entre os dias 6 e 8 de março, apreendeu mais de 100 mil litros de azeite falsificado e diversos tipos de rótulos e embalagens.
Azeite adulterado
As marcas afetadas pela medida cautelar são: Terra de Óbidos, Serra Morena, De Alcântara, Vincenzo, Az Azeite, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Don Alejandro, Mezzano e Uberaba. O MAPA orienta os consumidores que compraram produtos dessas marcas a não consumi-los e a solicitar a troca no local de compra, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
Para evitar problemas na hora de comprar azeite, o Ministério oferece algumas dicas:
- Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado.
- Confira a lista de produtos irregulares já apreendidos pelo MAPA.
- Evite comprar azeite a granel.
- Fique atento à data de validade e aos ingredientes contidos no produto.
- Opte por produtos com a data de envase mais recente.
A Operação Getsêmani
A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal, a Receita Federal e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e resultou na interdição de uma fábrica clandestina de azeite em Saquarema (RJ). Além do risco à saúde pública pela composição desconhecida do produto, a produção e comercialização em condições higiênico-sanitárias inadequadas configuram concorrência desleal.
O que fazer se você comprou azeite adulterado
Se você comprou azeite de uma das marcas afetadas pela operação, o MAPA orienta a não consumir o produto e a solicitar a troca no local de compra. Você também pode comunicar o Ministério pelo canal Fala.BR, informando o local onde o produto foi adquirido.
A adulteração de azeite é um problema sério que pode colocar em risco a saúde pública. É importante que os consumidores estejam atentos na hora de comprar o produto e sigam as dicas do MAPA para evitar adquirir produtos falsificados.