“Com 158 anos completados este ano de 2025, Várzea Grande dá um passo firme para deixar de ser apenas a porta de entrada de Mato Grosso e se afirmar como destino turístico e cultural relevante, com uma presença marcante e estruturada na maior feira do turismo do estado”.
A fala do vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) marcou a participação inédita de Várzea Grande na abertura oficial da FIT Pantanal 2025. Pela primeira vez, o Município ocupa um estande próprio na maior feira de turismo de Mato Grosso, com 36m², o maior espaço já montado por Várzea Grande no evento, reforçando seu novo posicionamento estratégico no setor.
A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, apresenta aos visitantes o que Várzea Grande tem de melhor em cultura, gastronomia, economia criativa, religiosidade, pontos turísticos, história e belezas naturais. Com destaque visual e localização privilegiada, logo na entrada da feira e ao lado do estande de Cuiabá, o espaço busca reposicionar a imagem da cidade, tradicionalmente conhecida como ponto de passagem, e reafirmá-la como protagonista do turismo regional.
“Essa é uma feira que impulsiona o turismo, mas que também movimenta toda a cadeia econômica: do comércio à hotelaria, bares e restaurantes. Várzea Grande não podia ficar de fora e estamos prontos para incentivar o turismo”, reforçou Tião da Zaeli.
O stand conta com a presença de parceiros do setor privado que atuam nas áreas de alimentos e bebidas, hotelaria, serviços turísticos e artesanato. Segundo o secretário municipal Mário Quidá, a estrutura inédita reflete a força da cidade e o apoio decisivo do empresariado local.
“Sem dúvida, esse é o maior e mais bonito estande que Várzea Grande já teve na FIT. Estamos à altura da nossa representatividade como a segunda maior cidade do estado”.
Empresários que integram o Conselho Municipal de Turismo, como Omar Lins Canavarro Jr., presidente da ABAV-MT, também reforçaram o impacto da participação.
“Esse estande belíssimo dá visibilidade para Várzea Grande. Turismo é imagem. E, como diz o ditado, quem não é visto, não é lembrado”.
Celso Medina de Alencar, empresário do setor hoteleiro de Várzea Grande, e também do Conselho, acrescenta:
“Antes, Várzea Grande era vista apenas como cidade-dormitório. Hoje queremos uma cidade viva, alegre, com turismo, cultura, negócios e lazer. A feira mostra que esse caminho é possível”.
O superintendente de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edu Sá, estruturou o estande com foco na identidade local: a fabricação da viola de cocho, as redeiras do Limpo Grande, cervejarias artesanais, refrigerantes regionais, gastronomia típica com peixarias tradicionais e a presença de grupos culturais da cidade no palco principal da feira, tudo isso ao longo dos quatro dias do evento.
O vereador Samir Katumata (PL), que também prestigiou a abertura, ressaltou a relevância da presença da cidade.
“Várzea Grande pode ser vitrine para o Brasil. Temos cultura, culinária e estrutura para receber turistas, além do aeroporto internacional”.
“Estamos trabalhando para Várzea Grande dar um salto decisivo e transformar sua imagem e fomentar uma nova economia baseada no turismo, na cultura e no orgulho da sua identidade. A FIT Pantanal 2025 é o palco dessa virada”, completou Mário Quidá.
São parceiros institucionais do estande de Várzea Grande: Cervejaria Dourada, Refrigerantes Marajá, Bebidas Tropical, Mirante das Águas, Subway Couto Magalhães, Grupo Solar Coca Cola, Várzea Grande Shopping, Hotel Slaviero Slim VG.
*Rafaela Maximiano