*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Foi protocolada pela vice-presidente da Assembleia Legislativa, a deputada Janaina Riva (MDB), emenda ao projeto de lei que proíbe o uso de aparelho celular nas salas de aula da rede estadual de ensino. O intuito da proposta dela é que os alunos com autismo tenham acesso a celular.
“Essa exceção é necessária, pois muitos desses alunos precisam do dispositivo para apoio na educação e monitoramento de saúde”, afirmou Janaina Riva.
A deputada explicou ainda que foram as próprias mães de alunos autistas que pediram que os estudantes pudessem ter acesso ao aparelho.
“Após ouvir as mães de alunos com TEA, deficiência e portadores de doenças crônicas, apresentei uma emenda na lei do governo que proíbe o uso de celular em sala de aula, permitindo o uso de aparelhos por estes estudantes”, explicou ela.
O projeto de lei que proíbe o uso do telefone celular por estudantes foi enviado pelo governo do estado e aprovado em primeira votação na semana passada.
A segunda votação do projeto de lei deve ocorrer na próxima quarta-feira, dia 13 de novembro. Se aprovado, segue para que o governador do estado, Mauro Mendes, faça a sanção.