*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Voluntários que tiverem interesse em ajudar no resgate de animais silvestres podem se inscrever na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA). O objetivo é resgatar animais silvestres atingidos por incêndios em unidades de conservação estaduais. Os convocados estarão a disposição enquanto vigorar o período proibitivo de queimadas e de emergência ambiental decretado pelo governo do estado.
Podem participar da seleção, pessoas físicas e jurídicas. As equipes escolhidas serão convocadas pela Gerência de Fauna Silvestre da Sema e depois de autorização emitida, poderão atuar no resgate dos animais. Cada equipe vai ser formada por três profissionais e será liderada por um servidor da própria secretaria.
Para realizar o cadastro, os voluntários devem apresentar documentos e dados pessoais, que incluem: RG e CPF, comprovante de endereço atualizado (com data não superior a 90 dias), e apresentar telefone e endereço de e-mail para receber comunicados.
É importante ressaltar que os voluntários devem ficar cientes dos riscos e das responsabilidades das ações envolvidas no resgate e manejo da fauna silvestre. Por isso, as diretrizes estabelecidas pela Sema devem ser cumpridas rigorosamente.
Por se tratar de um trabalho voluntário, não há vínculo empregatício com a secretaria. Não há oferta de qualquer tipo de remuneração.00