A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá inaugurou o novo laboratório da UVZ. O novo setor permitirá a realização de pesquisas e o armazenamento dos animais estudados, trazendo benefícios e maior resolutividade ao trabalho da Zoonoses.
O novo espaço foi dividido em três setores, onde atuam, além dos biólogos, veterinários e agentes de endemias.
Um dos idealizadores do projeto, o biólogo Pablo Marcelo Pazott, atuava na UFMT como especialista em serpentes e animais venenosos. Ele percebeu a deficiência da unidade no trabalho de animais que causam acidentes toxicológicos, e diante disso, ocorreu a ideia do laboratório que foi concretizado.
“Hoje estamos realizando essa inauguração cheios de esperança por melhores resultados e com muita vontade de trabalhar para promover cada vez mais a prevenção e a saúde da nossa capital”, afirmou o biólogo.
Com a inauguração do laboratório agora é possível para a Zoonoses captar e armazenar animais que antes eram descartados após o processo de entomologia. “Agora temos um local para fazer triagem, separação e identificação de escorpiões, morcegos, serpentes, entre outros animais. Conseguiremos desenvolver pesquisas sobre as doenças e perigos causados por esses animais. Antes, esse trabalho era feito apenas com mapeamento, e o material era descartado depois. Agora, temos um local para montar nossa própria coleção e saber quais animais estamos lidando, o que é fundamental para obter resultados mais expressivos”, concluiu ele.
O laboratório já está em funcionamento e foi montado com os equipamentos e materiais que a Vigilância em Zoonoses já possuía.
*Letícia Kathucia