*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Os governos de Mato Grosso e da Bahia firmaram um acordo que garantiu a venda de todos os vagões que haviam sido comprados para o funcionamento do VLT aqui na capital. A proposta era que o novo modelo de transporte estivesse em operação ainda na Copa de 2014. Entretanto, devido a denúncias de corrupção a obra ficou parada e os vagões que foram comprados, estavam deteriorando com o tempo, sem uso.
Com a venda, Mato Grosso vai receber R$ 793 milhões. O valor vai ser pago pelo governo baiano em 4 parcelas anuais, sendo o primeiro pagamento a ser realizado em 31 de dezembro deste ano. As demais parcelas efetuadas na mesma data de cada ano até 2027. As parcelas vão seguir a correção do IPCA-E, já a partir da data da assinatura do acordo.
O montante é suficiente para terminar a obra que teve início do BRT (estimada em R$ 468 milhões) e ainda comprar novos ônibus para o transporte de passageiros (R$ 325 milhões).
É importante ressaltar que o contrato com o consórcio VLT Cuiabá já estava rescindido, justamente, por conta das descobertas de atos de corrupção diante de “Operação Descarrilo” realizada pela polícia.
Vale ressaltar que o valor total é superior ao que foi pago pelo estado de Mato Grosso pelos trens, devidamente corrigidos pelo IPCA.
O acordo deve ser assinado nos próximos dias em Brasília.
O TRANSPORTE DOS VAGÕES
Os vagões adquiridos pelo governo da Bahia começam a ser transportados até a sede da fábrica da CAF, em cinco meses. Lá, eles vão passar por processo de restabelecimento técnico para aí serem colocados para serem utilizados.