Desde o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência em 2023, a Tv Globo recebeu R$ 177,2 milhões em contratos publicitários federais, valor que já supera os R$ 177 milhões pagos à emissora ao longo de toda a gestão de Jair Bolsonaro (2019-2022). Os dados, revelados por levantamento da revista Veja, abrangem o período de janeiro a outubro de cada ano, evidenciando uma mudança na estratégia de distribuição de verbas publicitárias entre os dois governos.
Concentração de verbas na Tv Globo
No acumulado de 2024, a Globo alcançou R$ 87,2 milhões em contratos, ultrapassando os R$ 86,3 milhões destinados à emissora em 2022, ano em que o governo Bolsonaro mais investiu na Globo. Esses números mostram uma reconfiguração expressiva no direcionamento de recursos públicos para a principal rede de televisão do país.
Entre janeiro e outubro de 2024, a Rede Globo foi responsável por 53% dos R$ 164,4 milhões investidos pelo governo federal nas principais redes de televisão. Essa concentração de recursos destaca a centralidade da emissora na estratégia de comunicação do governo Lula.
O montante destinado à Globo em 2023 foi ainda mais expressivo, atingindo R$ 130,5 milhões, superando os R$ 127 milhões investidos em todas as emissoras brasileiras no ano de 2019 sob Bolsonaro.
Além da liderança nos valores recebidos, a Rede Globo consolidou sua posição como a principal parceira da Secretaria de Comunicação (Secom), superando a soma dos repasses feitos às outras 17 principais emissoras de televisão.
Record TV e outras emissoras também foram beneficiadas
Apesar da predominância da Rede Globo, outras emissoras também foram contempladas com verbas publicitárias. A Record TV, segunda maior beneficiada, recebeu R$ 35,8 milhões em 2024 e R$ 41,1 milhões no ano anterior.
A emissora, controlada pelo empresário e líder religioso Edir Macedo, foi a principal receptora de verbas publicitárias nos dois primeiros anos do governo Bolsonaro (2019 e 2020), mas viu sua participação nos repasses diminuir com o passar dos anos.
Em 2024, a verba publicitária federal foi distribuída também para outras grandes emissoras. O SBT, tradicional concorrente da Globo, garantiu R$ 23,2 milhões, enquanto o Grupo Bandeirantes recebeu R$ 11,7 milhões. A RedeTV! fechou a lista das cinco principais beneficiadas, com um montante de R$ 2,1 milhões.
Durante a gestão Bolsonaro, a Record TV liderou em repasses, beneficiada por alinhamentos ideológicos e estratégicos. Já na gestão Lula, a Rede Globo retomou sua posição como a principal parceira do atual governo federal.