Com o objetivo de promover e fortalecer o desenvolvimento econômico, tecnológico e ambiental da agroindustrialização, a Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável traz palestrantes e especialistas para debater os desafios e as perspectivas do setor.
A abertura do evento está marcada para esta quinta-feira, às 18h. Em seguida, o professor Marcos Troyjo ministra a palestra inaugural com o tema “Policrises ou Poli-Oportunidades: A Economia Global e os Desafios da Agroindustrialização Brasileira”.
Na sexta-feira, 16 de agosto, o evento começa às 8h, com painéis de especialistas renomados discutindo temas atuais sobre a agroindústria. Os grandes desafios da agroindústria e da inovação, a necessidade de transição energética, a bioeconomia e os biocombustíveis são alguns dos assuntos que serão tratados durante os painéis de discussão.
Ao final do evento, o professor Paulo Vicente Cabral, da Fundação Dom Cabral, fará a palestra de encerramento sobre o tema “Do Agronegócio à Agroindustrialização”.
Mato Grosso foi escolhido para sediar o evento devido à alta produtividade agrícola, combinada com um crescente setor industrial e um compromisso com a sustentabilidade. O estado conta com mais de 78 mil trabalhadores diretos na agroindústria.
A indústria de abate de bovinos concentra o maior número de trabalhadores (22.975), seguida pela fabricação de álcool (8.934) e o abate de suínos (7.556). Além disso, 23% da massa salarial total do agronegócio é agroindustrial.
A agroindústria não se limita à geração de novos empregos. O setor também impacta na economia local de forma significativa. A cada R$ 1 milhão investido na fabricação de farelo de soja, são geradas 23 novas oportunidades em Mato Grosso. Para o óleo de soja, esse número aumenta para 25 novos empregos.
“Nós somos campeões de produção de vários produtos que colocam a gente nesse patamar hoje como um cenário de destaque na economia, contribuindo não só com o Mato Grosso, mas com o mundo. O que as duas casas estão proporcionando com esse evento é atender a demanda do nosso estado, inovando sempre e dando ao produtor rural aquilo que precisa,agregando valor, industrializando juntos”, explica o presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain.
O evento é realizado pelo Sistema Famato, por meio do Senar-MT, e pelo Sistema Fiemt durante os dias 15 e 16 de agosto no Centro de Eventos Fatec Senai-MT, em Cuiabá.
*Ascom/ Senar