*Sêmia Mauad/ Opinião MT
A Delegacia Especializada de Estelionato e outras Fraudes de Cuiabá, deflagrou hoje, 18 de junho, a Operação Fashion Scam. O objetivo é o cumprimento de cinco ordens judiciais (dois de busca e apreensão, duas medidas cautelares e um de suspensão de atividade comercial), na cidade de São Paulo.
O principal alvo é um homem que dizia ser diretor artístico. O suspeito atuava “iludindo” vítimas que pagavam por ensaios fotográficos e ainda era atraídos com a promessa de contratos publicitários internacionais.
As investigações começaram em janeiro deste ano depois que própria vítima do suposto diretor artístico denunciou o caso a Polícia Civil.
COMO O GOLPE OCORRIA
O homem entrava em contato com as pessoas por meio de rede social, reforçando interesse em trabalhar em parceria.
Depois de ganhar a confiança da vítima eram trocados telefones e as conversas seguiam pelo whatsapp. Nesse momento, o homem oferecia ensaios fotográficos para revistas internacionais. Para isso, a vítima tinha que realizar transferências em dinheiro com a desculpa de que ele pagaria as despesas de fotógrafos e maquiadores.
Iludida, a vítima chegou a pagar ao suspeito a quantia de R$ 300 mil reais para que o sonho fosse realizado.
O delegado Marcelo Martins Torhacs foi o responsável por instaurar inquérito policial para apuração dos fatos. Ordens de prisão em desfavor do acusado foram deferidas pela Justiça. Na casa do suspeito, foram apreendidos aparelhos celulares, notebook e tablet.
As buscas realizadas em São Paulo (SP) foram coordenadas pelo delegado Vinícius Nazário.
O suspeito é conhecido na polícia e já responde por outros crimes semelhantes.