O pastor Silas Malafaia, líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, passou por momentos de tensão nesta terça-feira (26), em Olaria, Zona Norte do Rio de Janeiro. Durante uma tentativa de assalto, criminosos abordaram o veículo onde ele estava, mas foram confrontados por seguranças armados que faziam sua escolta. Apesar do tiroteio, Malafaia não sofreu ferimentos e nenhum item foi roubado.
Atuação da escolta de Silas Malafaia
A tentativa de assalto ocorreu na Rua Professor Plínio Bastos, por volta das 18h, enquanto Silas Malafaia se dirigia à sede da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, localizada na Penha. Câmeras de segurança capturaram o momento em que um carro com pelo menos três criminosos interceptou o BMW blindado onde estava o pastor.
Os indivíduos, com os rostos cobertos, se aproximaram e tentaram forçar a abertura do veículo. Apesar das tentativas de intimidação, Malafaia permaneceu seguro dentro do carro blindado.
Enquanto os criminosos tentavam abrir as portas, pedestres que estavam nas proximidades fugiram da cena. Nesse momento, a escolta armada do pastor, que seguia em um Corolla, interveio de forma decisiva. Um dos seguranças desceu do carro e apontou uma arma em direção aos assaltantes, iniciando uma troca de tiros que os fez recuar.
Vídeo: Site Olaria da Depressão.
As imagens das câmeras mostram que, ao perceberem a reação da escolta, os criminosos fugiram no veículo em que chegaram. Durante a fuga, o BMW blindado deu ré para se reposicionar, chegando a encostar no carro dos seguranças. Apesar do confronto, nenhum dos ocupantes do veículo de Silas Malafaia ficou ferido. Os criminosos abandonaram a cena sem levar nenhum pertence.
Após o ocorrido, um dos suspeitos foi localizado em um hospital particular, onde buscava atendimento para ferimentos possivelmente relacionados ao confronto. Ele foi preso pela Polícia Militar e um veículo roubado, utilizado pelos criminosos na ação, foi recuperado.
Resposta da Polícia Militar
Em nota oficial, a Polícia Militar afirmou ter sido acionada logo após a ocorrência. As autoridades destacaram que o trabalho conjunto das vítimas e da escolta foi essencial para frustrar a tentativa de assalto. Além disso, a prisão de um dos envolvidos reforça os esforços para responsabilizar os autores do crime.
A investigação segue em andamento, e a polícia busca identificar os outros participantes da ação criminosa. Informações sobre o veículo utilizado pelos suspeitos também estão sendo analisadas como parte das apurações.