A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Lúcia Helena Baboza Sampaio, participou de uma reunião no gabinete do deputado estadual e médico Dr. João José de Matos para tratar da retomada da reforma do terceiro andar de uma unidade hospitalar, onde serão instalados leitos de retaguarda destinados ao atendimento pediátrico, com leitos de enfermaria, essenciais para dar suporte ao CMI.
“Os ajustes necessários envolvem pintura e piso especiais para o ambiente hospitalar. Estamos verificando as possibilidades dentro das atas já disponíveis para acelerar o processo”, explicou a secretária.
Durante o encontro, a juíza Gleide Bispo reforçou a necessidade da reforma e apresentou o levantamento orçamentário da obra, que já estava em planejamento e agora aguarda apenas os trâmites finais, como a licitação ou a adesão a uma ata já existente.
“A estrutura atual está deteriorada, pois a última reforma ocorreu entre 2012 e 2013. Com essa obra, conseguiremos disponibilizar 24 leitos, podendo chegar a 30, garantindo um atendimento adequado às crianças que passarão a ter como porta de entrada o Centro Médico Infantil (CMI), que também está em reforma”, destacou a secretária Lúcia Helena.
A reunião contou com a presença da juíza da Vara da Infância e Juventude de Cuiabá, Gleide Bispo dos Santos, e o secretário adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador, Dr. Eduardo Andraus.
A previsão é que, se a reforma for iniciada de imediato, a conclusão ocorra junto com a finalização das obras do CMI, otimizando o atendimento pediátrico na capital.
Sobre o andamento das obras do CMI, a secretária ressaltou que os trabalhos estão acelerados.
“O prefeito Abílio mencionou que a entrega será feita em 90 dias e estou confiante que isso se concretizará”, finalizou.
O deputado Dr. João José de Matos elogiou a iniciativa e reforçou seu compromisso com a melhoria da saúde pública.
“Esse projeto é maravilhoso e representa um grande avanço para a população de Cuiabá. Sabemos da importância de ampliar e qualificar o atendimento pediátrico, e essa reforma será um passo muito importante para garantir um suporte adequado às crianças e suas famílias. Estamos comprometidos em apoiar essa iniciativa e assegurar que ela se torne uma realidade o mais rápido possível”, declarou o deputado.
*Letícia Kathucia