*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Está sendo feita uma operação para realizar o transporte de uma elefanta de Buenos Aires, na Argentina, para o Santurário dos Elefantes, localizado em Chapada dos Guimarães. A elefanta que virá para o Brasil é a Pupy e tem 35 anos. Vão ser mais de 2,6 mil km até chegar em solo mato-grossense.
“Estamos animados em anunciar que Scott e Dra. Trish estão a caminho do Ecoparque de Buenos Aires. Eles chegarão ao local e começarão o processo de trabalhar com a equipe para preparar Pupy e toda a equipe de apoio para a jornada até o Santuário de Elefantes Brasil”, explicou trecho da publicação feita pela própria instituição nas redes sociais.
A elefanta já vem se adaptando em uma caixa de transporte, onde vai ficar durante toda a viagem. O tempo médio da viagem será estipulado pela própria elefanta que vai ser monitorada de perto. Se ela cansar ou sentir sede durante o trajeto, a viagem para atender as necessidades dela.
Atualmente, cinco elefantes vivem no Santuário dos Elefantes, em Chapada dos Guimarães: Bambi, Mara, Raia, Maia e Guilhermina.
Desde julho de 2020, Pupy era esperada no Santuário, mas a construção de um habitat dos elefantes africanos ainda estava em andamento. Outra elefanta também seria transferida, a Kuky, mas ela acabou morrendo no ano passado.
Pupy vivia no Parque Nacional Kruger e seguiu para um zoológico de Buenos Aires em 1993. Há mais de trinta anos vivia ao lado de outra elefanta: Kuky.