O Departamento Estadual de Trânsito do Mato Grosso (Detran-MT) orienta solicitar uma nova placa caso a antiga do carro tenha disso danificada ou perdida.
Quando o veículo já possui a placa no padrão Mercosul, o condutor deve registrar um boletim de ocorrência e agendar atendimento no site do Detran-MT. Depois, basta comparecer no local com o BO e documentos pessoais e do veículo para solicitar uma vistoria veicular, a fim de substituir uma ou as duas placas.
Depois da vistoria veicular, o proprietário do veículo deverá pagar as taxas de emissão da nova placa.
O pagamento é feito diretamente à empresa estampadora autorizada.
PLACA PADRÃO ANTIGO
Caso a placa do veículo ainda seja no padrão antigo (na cor cinza), o proprietário do veículo deverá realizar o processo de troca da placa para o padrão Mercosul. Nesse caso, ele também deve fazer um boletim de ocorrência e providenciar os mesmos documentos. Contudo, deve se dirigir ao Detran-MT solicitando a abertura do processo de troca de placa.
Após ser realizada a vistoria veicular e a confecção da nova placa em uma das empresas credenciadas, ao final do processo será emitido um novo Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV-e) e Certificado de Registro do Veículo (CRV-e), ambos de forma eletrônica.
É importante ressaltar que para conseguir a segunda via do documento é preciso que seu veículo esteja devidamente licenciado, sem débitos de IPVA, licenciamento ou multas.
PENALIDADE POR VEÍCULO SEM PLACA
circular sem qualquer uma das placas de identificação (dianteira ou traseira) é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O condutor pode ser multado em R$ 293,47 além de perder sete pontos na carteira nacional de habilitação (CNH).
DÚVIDAS
Em caso de dúvidas e informações sobre serviços e procedimentos, o cidadão pode entrar em contato com o canal de atendimento Disque-Detran pelo telefone (65) 3615-4800 ou pelo atendimento via Whatsapp, por meio do número (65) 9 9933-9318.
*Roberto Felippe Santiago/ Detran-MT