*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Nove pessoas foram flagradas pela Polícia Federal, na madrugada deste domingo, dia 06 de outubro, por jogar santinhos de candidatos próximos aos colégios eleitorais, em Rondonópolis. É importante ressaltar que o derramamento de santinhos constitui propaganda eleitoral irregular.
Uma das abordagens foi feita depois que 2 pessoas dentro de um carro jogavam os panfletos de candidatos pela janela do veículo. A polícia realizou então a abordagem dos suspeitos e encontrou dentro do carro, grande quantidade de material de campanha. Os acusados de cometer crime eleitoral foram levados para serem ouvidos. Houve ainda a apreensão do material.
Outro homem foi detido pelos policiais realizando a mesma prática, derramando santinhos nas ruas de dentro de um carro. O acusado também foi levado para prestar esclarecimentos a polícia.
Ainda durante a madrugada, outras duas mulheres também foram detidas. Elas estavam em uma moto e foram flagradas jogando santinhos ao longo do trecho que passavam.
Pela manhã, quatro pessoas, sendo três homens e uma mulher, foram flagradas pela polícia jogando material de campanha nas ruas. Eles estavam em uma caminhonete. Eles alegaram aos policiais que haviam pegado o material de campanha minutos antes no próprio comitê da coligação. Segundo os suspeitos, eles teriam sido orientados a descartar parte do material, e parte jogar em frente às escolas, que são zonas eleitorais.
As pessoas presas em flagrante foram liberadas depois de lavratura de Termos Circunstanciados de Ocorrência, e devem comparecer a Justiça Eleitoral durante processo.