*Sêmia Mauad/ Opinião MT
O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito da Invasão Zero da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gilberto Cattani (PL), disse que as investigações relacionadas a apropriação indevida de terras no estado foram encerradas na última quarta-feira, dia 27 de novembro. Ele afirmou que no relatório final serão apresentados os nomes de parlamentares que estariam incentivando invasões de terras no estado, e os suspeitos serão indiciados.
“Nós temos uma classe política que incentiva as invasões. Vai estar no relatório. Eu não vou citar nomes de ninguém. Temos uma íntima ligação de invasões com crime organizado e tudo isso foi apurado pela CPI e vai ser colocado no relatório”, afirmou Cattani durante entrevista com a imprensa.
O parlamentar ressaltou ainda que os nomes dos políticos supostamente envolvidos serão apresentados apenas depois da liberação do relatório final da comissão.
Cattani ainda ressaltou que o relatório vai ser também encaminhado ao Ministério Público para que providências sejam tomadas.
“Nós fizemos o levantamento de tudo, com documentações com imagens, com tudo e vai ser entregue ao Ministério Público”, finalizou Cattani.
O trabalho da comissão teve início em outubro de 2023 com o objetivo de apurar denúncias sobre a invasão tanto no âmbito rural quanto urbano, além de investigar e fiscalizar os crimes cometidos no estado.