Dia 2 de abril, foi celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Salvelina Ferreira da Silva’, foi palco de um importante marco para a inclusão em Várzea Grande.
A prefeita Flávia Moretti (PL) e a assessora de Políticas Públicas de Inclusão, Priscilla Lima, lançaram oficialmente a campanha de conscientização sobre o autismo e um inédito censo para mapear todas as pessoas com deficiência (PCDs) e neurodivergentes no Município.
“Várzea Grande vive um novo momento de inclusão”, afirmou durante seu discurso, a prefeita Flávia Moretti ressaltando a importância de conhecer a real demanda da população PCD e neurodivergente para a implementação de políticas públicas efetivas.
“Várzea Grande vive um novo momento, e sei que a política de inclusão sempre ficou à margem. Mas por quê? Como mudar essa realidade? Muitas famílias não sabem onde procurar apoio, e o próprio poder público também desconhece a demanda exata. Por isso, estamos dando o primeiro passo com esse censo: conhecer para incluir”.
A prefeita também destacou que a gestão municipal irá espalhar cartazes com QR Code em locais estratégicos, como escolas, unidades de saúde, supermercados e comércios, permitindo que as pessoas possam se cadastrar de forma simples e rápida.
A iniciativa contou com a presença de diversas autoridades e especialistas na área da inclusão social.
Diney Ribeiro Campos, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Várzea Grande, que há 45 anos atua na defesa dos direitos da pessoa com deficiência, celebrou a iniciativa.
“Sempre cobramos essa ação. Conhecer a população PCD de Várzea Grande é fundamental para que possamos implementar políticas eficazes e garantir direitos”.
COMO PARTICIPAR DO CENSO?
O cadastramento pode ser feito de forma digital.
Os cartazes com QR Code estarão disponíveis em diversas localidades, como: escolas municipais, CRAS e CREAS, unidades de saúde, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) os cartazes também estarão em supermercados e comércios locais.
A população também poderá se cadastrar diretamente pelo site da prefeitura, garantindo que todos tenham acesso ao levantamento.
*Rafaela Maximiano