As chuvas intensas que ultrapassaram os 100 milímetros em um curto espaço de tempo, provocaram alagamentos em diversas regiões, afetando praticamente todos os córregos da capital.
Diante do cenário, o prefeito Abílio Brunini (PL) reforçou que a Defesa Civil está em campo atuando para minimizar os impactos.
“Passamos por um momento extremamente imprevisível agora há pouco. Caiu mais de 100 milímetros de chuva em pouco tempo, uma chuva muito forte e intensa, que causou alagamentos em praticamente todos os córregos da cidade e em diversas regiões urbanas”, afirmou o prefeito, que vistoria os pontos afetados nesta terça-feira, dia 08 de abril.
Entre os locais mais afetados está a região da Upa do bairro Jardim Leblon, onde uma obra mal executada agravou a situação e prejudicou o funcionamento da unidade, que foi severamente afetada por alagamentos, o que comprometeu a estrutura e capacidade de atendimento.
“Infelizmente, tivemos essa inundação. Os pacientes mais graves, que estão no bloco de emergência, serão transferidos para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A Central de Regulação já foi acionada, e o prefeito autorizou a contratação emergencial de ambulâncias de empresas privadas para reforçar o transporte”, explicou o diretor técnico da unidade, Romário Barros.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi acionado para auxiliar na operação. Ao todo, seis pacientes em estado grave estão sendo removidos do box de emergência, e outros 14 da enfermaria também serão encaminhados para outras unidades de saúde.
Neste momento, a orientação é que os pacientes busquem atendimento emergencial nas seguintes unidades: UPA Morada do Ouro, UPA Pascoal Ramos, UPA do Verdão e Policlínica do Pedra 90.
Além do Jardim Leblon, os bairros São Mateus, Boa Esperança, Santa Rosa, Pedregal, Dom Aquino e Jardim Tropical também estão sendo monitorados.
VEJA VÍDEO DO PREFEITO ABÍLIO BRUNINI FALANDO SOBRE A SITUAÇÃO