O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Afonso Portocarrero e o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, José Antônio Lemos, participaram da audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá, onde foram discutidas ações conjuntas para a revitalização do Parque Morro da Luz.
A audiência pública contou com a participação de representantes da sociedade.
Segundo o vereador Dilemário, debater a situação do Morro da Luz, o estado em que ele se encontra e que não é pauta recente.
“O Morro da Luz está cravado estrategicamente no coração da nossa cidade, onde deu origem a imponente Cuiabá. Eu fico pensando, se esse espaço fosse em Curitiba, por exemplo, certamente, em Curitiba seria um cartão postal. Jamais as autoridades competentes da cidade, ou de outra capital, deixaria o Morro da Luz na situação que chegou. Desde 2017 venho discutindo essa situação”, relatou o vereador, afirmando estar confiante na nova gestão.
O local completará, em 2025, 100 anos de criação, sendo o primeiro parque criado no Centro-Oeste.
“Não só pelo centenário de criação, mas sim porque o Morro da Luz está no coração da cidade, e abandonado pelas últimas gestões. Queremos dar a ele a devida atenção, preservando o que ele tem e melhorando o que precisa para vir ser um ponto de contemplação, ponto turístico, com a beleza que lhe é peculiar”, explicou o secretário Portocarrero.
O secretário avaliou a iniciativa do vereador como oportuna e interessante, uma vez que o prefeito Abílio Brunini (PL) quer recuperar a vida do local.
“A revitalização do Morro da Luz é um assunto que toda a cidade está ansiosa, então a oportunidade de recolher sugestões, discutir, mostrar as possibilidades que a gente tem dentro da prefeitura, na área de planejamento urbano, para avançar com isso, e especialmente porque o Morro da Luz é um patrimônio da nossa cidade, que é conhecida como cidade verde, e ele continua verde”, frisou o secretário.
*Eliana Bess