A Prefeitura de Cuiabá, liderada pelo prefeito Abilio Brunini, apresentou ações para a saúde bucal no município, em audiência pública na Câmara de Vereadores. Ele reforçou o compromisso da gestão com a reestruturação da saúde bucal e anunciou a criação de uma secretaria adjunta específica para a área.
“Acabamos de criar uma secretaria adjunta exclusiva para tratar desse tema. Já temos planejamento estratégico apresentado pela Dra. Cristhiane e estamos avançando com ações concretas”, disse o prefeito.
O evento teve como foco a apresentação do panorama atual da saúde bucal em Cuiabá, incluindo o diagnóstico situacional da rede, os desafios herdados pela atual gestão e os avanços conquistados até o momento. A diretora Cristhiane Leite destacou que atualmente a rede de saúde bucal conta com 87 unidades em funcionamento, mas muitas delas necessitam de reformas estruturais urgentes.
Segundo o relatório técnico apresentado, mais de 50% das unidades odontológicas apresentavam problemas como infiltrações severas, rachaduras, instalações elétricas comprometidas e estruturas com risco de desabamento. Além disso, foi revelado que a atual gestão encontrou uma dívida acumulada de R$ 1.326.755,45, referente ao período de março a dezembro de 2024, deixada pela administração anterior.
A secretária de Saúde, Lúcia Helena Sampaio, comemorou a assinatura do contrato para manutenção das cadeiras odontológicas, um dos principais gargalos da rede.
“Eu fico muito feliz de estar aqui trazendo a boa notícia de que conseguimos finalmente assinar o contrato de manutenção das cadeiras odontológicas. Isso traz segurança tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Não adianta só colocar a cadeira no lugar e querer que ela funcione sozinha”, afirmou a secretária.
Durante a audiência, a secretária também destacou que o atendimento odontológico vai além do uso da cadeira.
“Há ações extramuros importantes, especialmente nas escolas, com foco na prevenção e educação em saúde bucal”, completou.
A expectativa, segundo a SMS, é de que até o início da próxima semana o processo de manutenção dos equipamentos seja iniciado, já que o contrato com a empresa responsável foi assinado por meio de licitação pública.
Entre as ações já implementadas estão: pagamento das dívidas herdadas; melhorias estruturais nas unidades; instalação de novas cadeiras odontológicas; aquisição de novos equipamentos; processo licitatório para compra de insumos; credenciamento de laboratório de prótese dentária; planejamento estratégico 2025-2026.
Proposta pela vereadora Michelly Alencar, a audiência contou com a presença do prefeito, da vereadora e primeira-dama Samantha Iris, da secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barbosa Sampaio, do promotor de Justiça Milton Mattos, da diretora de Saúde Bucal do município, Cristhiane Almeida Leite, além de representantes do Conselho Regional de Odontologia (CRO) e outros parlamentares da Casa.
A vereadora Michelly Alencar, propositora da audiência, fez críticas à herança deixada pela gestão passada e cobrou celeridade no atendimento das demandas.
“Hoje ficou claro o tamanho do problema que herdamos, uma dívida de mais de um milhão só na saúde bucal. Agora, com a nova empresa contratada e o planejamento apresentado, queremos prazos e respostas. A população precisa saber quando tudo isso vai começar a funcionar de verdade”, afirmou a vereadora.
*Letícia Kathucia