O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), determinou a retirada imediata do acúmulo de lixo nos fundos do Mercado Moisés Nadaf, popularmente conhecida como Feira do Porto. Em menos de 24 horas após a implementação das medidas para resolver a situação, todo o lixo foi removido.
A decisão foi tomada após o gestor realizar uma vistoria no local na quinta-feira (02), quando constatou um cenário preocupante de descarte irregular de resíduos.
Outra medida que deve contribuir com a limpeza do local é a parceria que o gestor anunciou junto às cooperativas de reciclagem para melhorar a gestão dos resíduos na área. Contêiners serão instalados para que os feirantes possam realizar o descarte de forma organizada. Além disso, os coletores das cooperativas de reciclagem passarão a atuar diariamente no mercado, recolhendo materiais recicláveis para reaproveitamento.
“Nossa gestão está buscando meios de organizar a limpeza do local. Firmamos essa parceria para garantir que os resíduos recicláveis sejam retirados e que o restante seja depositado adequadamente nos contêineres já instalados”, afirmou o prefeito.
A iniciativa ocorre em meio a uma crise mais ampla na coleta de lixo em Cuiabá. A gestão municipal vem enfrentando desafios com a empresa Locar, responsável pelo serviço na cidade. O prefeito, que assumiu o cargo recentemente, destacou que está tratando o problema como prioridade.
“Cuiabá está tomada de lixo, e isso se tornou uma dor de cabeça para a população cuiabana”, garantiu Abílio.
*Leticia Kathucia