*Sêmia Mauad/ Opinião MT
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou na manhã desta segunda-feira, dia 06 de janeiro, que os servidores públicos municipais receberão o salário atrasado de dezembro, no próximo dia 10 de janeiro. Não haverá parcelamento dos proventos e nem mesmo escalonamento dos salários nos próximos meses, segundo o gestor.
“O dinheiro caiu no caixa para pagar, vamos pagar. Não vamos parcelar o salário dos servidores. Não vamos escalonar o salário dos servidores”, disse ele durante entrevista coletiva à imprensa.
O município nos próximos dias deve arrecadar R$ 105 milhões e parte desses valores vai servir para o pagamento dos profissionais. A previsão é que sejam gastos R$ 63 milhões de reais com o pagamento dos proventos atrasados. Abílio reforçou que não vai conseguir realizar dois pagamentos da folha em um mesmo mês.
“Se pagar duas folhas ao mesmo tempo, no mesmo mês, não consigo pagar a empresa do lixo. Não consigo pagar a empresa do ônibus. Não consigo pagar os médicos, os enfermeiros que são das empresas terceirizadas, não consigo pagar os medicamentos. Então, tenho que escolher. A minha prioridade neste momento é encurtar a distância de um pagamento ao outro. Mês de janeiro vamos pagar dezembro no dia 10. Mês de fevereiro, vamos pagar janeiro no dia 09, mês de março nós vamos pagar fevereiro no dia 08. Assim é a ideia até a gente estabilizar nos próximos meses”, adiantou ele.
Ele ainda disse que no futuro pretende pagar o salário dos servidores dentro do mês trabalhado e que pretende evitar atrasos como esse deixado pela gestão passada, do ex-prefeito, Emanuel Pinheiro (MDB).
“A gente quer que as pessoas recebam dentro do mês trabalhado. Só que eu não consigo neste momento pagar duas folhas no mesmo mês, que seria pagar duas vezes esse valor da folha ou um pouquinho menor porque as novas folhas serão um pouco mais reduzidas”, explicou ele.