*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Quem deve substituir o padre Edson Cestari, na Secretaria de Educação de Várzea Grande, é o diretor da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá, Cleiton Marino Santana. A escolha será oficializada na próxima segunda-feira, dia 14 de abril.
Cleiton Marino além de ser diretor da unidade de ensino é também professor de Educação Física, mestre e doutorando em Educação pelo programa PPGE/UFMT. É autor de 20 livros, tendo mais de 100 trabalhos apresentados tanto no Brasil quanto fora do país. Além disso, ele já integrou cargos no governo do estado, como Superintendente na Secretaria de Ciência e Tecnologia e foi diretor da Escola Estadual Arena da Educação, que alcançou o primeiro lugar no IDEB do ensino médio em Cuiabá e quinto lugar no ensino fundamental. Atuou ainda na Secretaria de Esportes da capital.
Cleiton foi ainda presidente da Federação Mato-Grossense de Xadrez e ganhou inúmeros prêmios. Ele detém ainda título de Embaixador da Educação no Brasil, pelo Ministério da Educação e prêmios internacionais da Universidade de Guantánamo e Federación Desportiva Peruana de Ajedrez.
Ele ainda foi escolhido para carregar a Tocha Olímpica como forma de reconhecimento.
Cleiton é casado, tem dois filhos e mora em Várzea Grande.