A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti e o vice-prefeito Tião da Zaeli – ambos do PL – assinaram o projeto de lei complementar que dispõe sobre a concessão de reajuste salarial de 6,27% no subsídio dos profissionais da educação municipal.
“É fundamental valorizar esses servidores, pois eles fazem atendimento direto com nossa população, ainda mais que é com nossas crianças, ou seja, futuro do nosso Município. Então esses profissionais fazem o trabalho mais importante da sociedade. Além disso, esse projeto não é só para os professores, mas sim para toda a educação do Município”, disse Moretti.
A prefeita também lembra que havia professores que recebiam menos que um salário mínimo.
“Estamos concedendo esta recomposição a esses servidores que estavam recebendo valores abaixo do salário mínimo que é piso nacional. Estudamos a melhor forma de conceder este reajuste até ao salário mínimo e mais os 6,27% para que eles possam ter mais qualidade de vida”, conta Moretti.
A proposta será entregue e protocolada na Câmara Municipal na manhã desta quinta-feira, dia 24 de abril.
O projeto de lei marca a consolidação de um canal inédito de comunicação, e que é histórica, junto ao Sintep/VG. O diálogo foi aberto logo no início dessa gestão e se tornou permanente a partir de agora.
Consta da proposta que a norma vigora de forma retroativa a abril de 2025. Conforme a prefeita Flávia Moretti, houve reuniões com o sindicato da categoria no mês de março.
O vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) destaca que a missão desta gestão é valorizar os servidores.
“Quem atende realmente aos munícipes são os servidores e a educação atende às crianças que são o futuro deste Município. Fizemos um compromisso com o Sintep e estamos cumprindo rigorosamente”, disse Zaeli.
O presidente do Sintep/VG, Juscelino Dias de Moura, relata que a categoria está feliz em ver que a nova gestão está de portas abertas aos servidores.
“Não havia conversa com gestões anteriores. Todos estão admirados com sua postura de dialogar conosco, os servidores do Município”, assevera Juscelino.
VALORIZAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL
Foi sancionada pela prefeita Flávia Moretti (PL), em março de 2025, a Lei Municipal Complementar n° 5389/2025 que dispõe sobre a alteração do Estatuto da Guarda Municipal de Várzea Grande o qual acrescenta novamente o adicional de periculosidade.
Segundo o projeto, o adicional será de 30% do vencimento base recebido pelos Guardas Municipais. Consta do projeto que têm direito ao benefício os Guardas Municipais, em qualquer classe da carreira, lotados na secretaria municipal responsável pela política de segurança pública municipal, inclusive os que ocupam cargos integrantes da estrutura dessa secretaria, bem como os que desempenham atividades auxiliares, mas habitualmente são empregados na atividade fim.
*José Wallison