No Brasil, comemoramos o Dia dos Namorados em 12 de junho por uma razão bem interessante: a influência comercial e a figura de Santo Antônio. Embora o Dia de São Valentim, celebrado em 14 de fevereiro no resto do mundo, tenha inspirado a data, a escolha do 12 de junho no Brasil tem um motivo específico.
O Dia dos Namorados no Brasil
Em 1949, o publicitário João Dória Neto, pai do ex-governador de São Paulo João Dória Jr., teve a ideia de criar uma campanha para impulsionar as vendas da loja de departamentos onde trabalhava. A data escolhida por ele foi estratégica: véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como o “Santo Casamenteiro” na cultura popular brasileira.
A campanha foi um sucesso, e a ideia pegou! Desde então, o 12 de junho se consolidou como a data para celebrar o amor no Brasil.
Vale ressaltar que a associação de Santo Antônio com o amor e o casamento já existia no folclore brasileiro. Acredita-se que algumas simpatias feitas na véspera do seu dia podem ajudar a encontrar um parceiro.
Assim, a escolha do 12 de junho para o Dia dos Namorados no Brasil foi uma mescla de estratégia comercial com a tradição popular, criando uma data única e especial para celebrar o amor entre os casais brasileiros.
Os números do comércio brasileiro durante o dia dos namorados
O Dia dos Namorados sempre foi um sucesso para o comércio brasileiro! De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas no varejo devem alcançar R$ 2,59 bilhões, um aumento de 5,6% em relação a 2023. Em Mato Grosso, o comércio deve movimentar R$ 330 milhões até o dia 12 de junho.
Alguns destaques:
Cesta de presentes: chocolates, flores, perfumes, roupas e itens para casa são os campeões de vendas, espera-se um crescimento de 8,7% em comparação com 2023.
E-commerce: as compras online também devem ter um bom desempenho, com um aumento de 8,4% nas vendas nas duas semanas que antecederam a data. O faturamento total do e-commerce no Dia dos Namorados pode chegar a R$ 7,08 bilhões.
Lojas físicas: os shoppings centers registraram um aumento de 4,2% no movimento durante a semana do Dia dos Namorados, com um faturamento total de R$ 4,4 bilhões.
Se por um lado, o Dia dos Namorados é uma excelente data para aquecer o comércio brasileiro, por outro, é uma ótima oportunidade de aproximar os casais em torno da data.