Sêmia Mauad/ Opinião MT
Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, dia 25 de abril, pela Polícia Civil, a Operação Orcrim 66. O objetivo da ação policial é combater atuação de facção criminosa, que atua no município de General Carneiro.
17 mandados, sendo três de prisão preventiva, sete de busca e apreensão e outras sete medidas cautelares de quebra de sigilo bancário, estão sendo cumpridos.
Os acusados teriam envolvimento em esquema de extorsão de empresários e lavagem de dinheiro contra estabelecimentos que realizam venda de água mineral.
A investigação policial mostrou como funcionava o esquema de extorsão. Os bandidos exigiam pagamentos, chamados de “caixinhas”, em cima de cada unidade de galão de água comercializado. Além disso, os empresários ainda tinham que realizar a compra de produtos fornecidos por empresas ligadas a associação criminosa.
Um incêndio criminoso em estabelecimento comercial foi praticado pelos bandidos depois que o dono da empresa se negou a pagar a quantia determinada pelos suspeitos. Os acusados costumavam ainda fazer videochamadas durante as extorsões na tentativa de intimidar as vítimas, mostrando armas e fazendo ameaças.