*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Foi deflagrada nesta quinta-feira, dia 16 de janeiro, pela Delegacia da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde, a Operação Contra Impetum, com o objetivo de cumprir nove mandados judiciais contra grupo criminoso envolvido em ataques a casa e escritório de um advogado e também de uma empresa agrícola. A ação conta com o apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil.
A investigação aponta que membros de uma facção criminosa teriam realizado os ataques a mando de dois faccionados. Outros cinco suspeitos colocaram em prática os ataques. Um dos bandidos antes do atentado, chegou a enviar mensagens para o advogado, mandando devolver um carro que o mesmo teria recebido como pagamento por honorários.
A intenção do grupo segundo a polícia era “dar um susto no advogado” por conta de um possível desentendimento entre o advogado e a facção. O profissional teria atuado na defesa de duas pessoas que foram detidas em flagrante e recebeu o veículo pelo serviço. Só que o cliente tentou reaver o veículo logo em seguida e ameaçou o advogado dizendo que “resolveria a situação de uma forma ou de outra”. De acordo com a polícia, o cliente entrou em contato com a facção e pediu ajuda para que o advogado devolvesse o veículo.
Um suspeito acusado pelo crime já havia sido detido durante as investigações.
OS ATAQUES
O primeiro atentado realizado pelos criminosos ocorreu no dia 01 de novembro do ano passado, contra a sede de uma empresa do ramo agrícola. O segundo ataque ocorreu no dia seguinte, no escritório de um advogado. A casa do advogado foi alvo dos criminosos no dia 03 de novembro de 2024.
A empresa agrícola, segundo a polícia, teria sido atacada porque o empresário havia ajuizado ação sobre a disputa de um imóvel no município. Depois disso, as ameaças por parte da facção criminosa teve início.