*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Alei Fernandes (União) foi eleito o novo prefeito de Sorriso e ele está sendo acusado pela Polícia Federal, de uso de verbas irregulares na campanha eleitoral deste ano, ou seja, de utilizar o chamado “Caixa 2”.
Contra o investigado, a polícia cumpre medida cautelar, na qual ele teve que entregar o passaporte. Além disso, o político está proibido de se ausentar da cidade e de manter contato com outros suspeitos durante a investigação.
A Operação da PF, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 04 de dezembro, cumpre nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá e Sorriso, interior do estado.
Os mandados foram expedidos pelo Juiz Eleitoral de Garantias do Núcleo I, do Tribunal Regional Eleitoral. A intenção da polícia é obter evidências adicionais que possam contribuir com a investigação.
Dias antes das eleições municipais, foram apreendidos R$ 300 mil reais em dinheiro. De posse do valor estava um dos principais apoiadores da campanha do prefeito eleito. Há a suspeita de que estivesse ocorrendo “caixa 2”, na qual há participação de pessoas jurídicas e com dinheiro que acaba não sendo contabilizado durante a prestação de contas do candidato.
Além do montante em dinheiro encontrado, a polícia ainda identificou transações financeiras, feitas por empresários, relacionadas a campanha do candidato a Prefeitura.