*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Foi deflagrada na manhã desta terça-feira, dia 22 de abril, pela Polícia Civil, a Operação Longa Manus, com o objetivo de cumprir 55 ordens judiciais contra associação criminosa que teria lucrado mais de R$ 13 milhões de reais , em 6 meses, com a venda de drogas no município de Tangará da Serra.
Os policiais durante a ação, cumpriram 13 mandados de prisão preventiva, 16 ordens de sequestro de bens, 16 medidas de quebra de sigilos, além de 10 mandados de busca e apreensão contra os acusados de participar do esquema criminoso.
Os suspeitos foram detidos nos municípios de Tangará da Serra, Cuiabá, Várzea Grande, Juara e também em Goiás.
Os detidos pela polícia são acusados de envolvimento com o tráfico de drogas, associação para o tráfico, promoção de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
As investigações tiveram início no ano passado, depois da prisão de um dos integrantes da quadrilha, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas.
Os criminosos mantinham empresas de fachada para a realização da lavagem de dinheiro dos entorpecentes, como joalherias, comércios varejistas de equipamentos de comunicação e até mesmo hortifrutigranjeiros.
Os valores eram repassados a membros de organizações criminosas de Cuiabá e também do Rio de Janeiro (RJ).