*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Foi deflagrada na tarde da última quinta-feira, 17 de outubro, na Penitenciária Central do Estado, a terceira fase da Operação Raio Limpo, que se concentrou nas celas do Raio 7, onde estão detidos pelo menos 430 pessoas. É importante ressaltar que a unidade é a maior do sistema prisional do Estado, e, atualmente, tem 3 mil homens presos.
A polícia conseguiu apreender nesta última ação, 65 celulares e 14 porções de droga. Os materiais apreendidos foram encaminhados para a Polícia Civil.
A ação realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública, contou com cerca de 40 policiais do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) e do Serviço de Operações Especiais (SOE), unidades especializadas da Polícia Penal, além das equipes que integram a escala de plantão do dia.
O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel César Roveri, garante que ações como essa vão continuar ocorrendo dentro da penitenciária, e que a perícia nos celulares e investigações da Polícia Civil, podem contribuir com a repressão e a punição dos responsáveis pela entrada desses materiais ilícitos dentro do local.
“São operações que vão valorizar e fortalecer o trabalho dos policiais penais, melhorar a segurança nos próprios ambientes prisionais e da população que está aqui fora e que espera que os criminosos que estão nas cadeias cumpram as medidas judiciais e restrições impostas pelos crimes que praticaram, entre as quais a de não ter acesso ao celular”, completou o secretário.
OPERAÇÃ RAIO LIMPO
A Secretaria de Estado de Segurança Pública deflagrou outras duas fases da Operação Raio Limpo. Uma ocorreu no dia 09 de outubro, e a outra no dia 14 de outubro.
Até agora foram mobilizados 300 policiais penais, civis, militares e peritos da Politec, que atuaram realizando retirada de materiais ilícitos das celas, como drogas e aparelhos celulares.
No total, foram apreendidos mais de cem celulares, 130 chips, além de porções de drogas que geraram três atuações em flagrantes por tráfico. Os detentos tinham também antenas improvisadas de telefonia móvel.