*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Exame Dados, apontou o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), como candidato que teria a preferência dos cuiabanos à Prefeitura da Capital.
A pesquisa de intenção de votos, na modalidade estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, mostrou que Botelho tem 40,42% da preferência. O candidato do PL, Abílio Brunini, aparece em seguida com 26,25%. Em terceiro lugar, o deputado estadual, Lúdio Cabral do PT, com 15,67%. O empresário Domingos Kennedy do MDB segue com 2,17% das intenções de voto.
13,67% dos entrevistados da pesquisa não souberam responder em quem votarão no pleito para prefeito, enquanto 1,83% pretendem votar em branco ou nulo.
MODALIDADE ESPONTÂNEA
A modalidade espontânea é quando nenhum nome é apresentado aos entrevistados da pesquisa e eles escolhem o nome que preferem sem indicação. Botelho nessa modalidade também seguiu em primeiro lugar, com 26,29%. Em segundo lugar, Abílio Brunini com 18,45% e Lúdio alcançou 10,02% das intenções de voto. O candidato Kennedy foi lembrado por 0,42% das pessoas entrevistadas.
Foram ouvidas durante a pesquisa 1200 pessoas, entre os dias 15 e 21 de agosto. É importante ressaltar que a margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos.
O levantamento foi contratado pelo site RDNews.