*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Foi deflagrada na manhã desta sexta-feira, dia 28 de fevereiro, a Operação Unfollow, pela polícia civil, no município de Sorriso, interior do estado. O objetivo da ação policial é o cumprimento de seis ordens judiciais contra um influenciador digital, que segundo os policiais, teria envolvimento com facção criminosa e usava as redes sociais para cometer crimes.
Segundo investigações da polícia, o acusado publicava no Instagram material sobre às atividades da facção criminosa, incluindo crimes de tráfico de drogas e extorsão de comerciantes. O acusado ainda promovia o grupo criminoso na internet.

Quando fazia uso da internet, o responsável pelo perfil escondia o rosto. Isso teria dificultado a polícia a identificar o suspeito, mas os policiais descobriram que o homem mantinha um outro perfil, onde fazia propagandas de lojas e participava até mesmo de programas de televisão. A polícia afirma que o acusado mantinha uma espécie de “vida dupla”, onde trabalhava também para a facção criminosa na qual era chamado como “Trem Bala”.
Na casa do suspeito, a polícia encontrou drogas, balança de precisão e um rádio comunicador usado pelos bandidos. O comparsa do acusado também estava no local e foi detido. Os dois foram presos no momento em que retornavam de uma festa, promovida pelo próprio grupo criminoso.

O homem ainda seria promoter de uma casa noturna na cidade de Sorriso, interior do estado, e fazia o comércio de drogas e era gerente do tráfico de drogas local.
Ele ainda usava os perfis na rede social para ameaçar comerciantes de forma velada, fazendo com que os mesmos fizessem pagamentos aos criminosos, diante de ameaças de morte e depredação do estabelecimento.

A Operação faz parte do “Programa Tolerância Zero” criado pelo governo do estado que busca o combate da atuação de facções criminosas no estado.