Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira, dia 14 de abril, pela Polícia Civil juntamente com a Secretaria Estadual de Justiça, a Operação Shadow, com o objetivo de cumprir 35 ordens judiciais contra quadrilha envolvida na fuga do Centro de Ressocialização Industrial Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, de líder de facção criminosa, e também de outro detento. O crime ocorreu em 14 de julho de 2023. Na época, os dois foram autorizados a sair da unidade prisional para fazer serviço extramuro, só que não retornaram.

Um dos fugitivos é de alta periculosidade. Ele seria membro de facção criminosa e líder na região sul do estado. Já o outro detento matou uma pessoa no município de Chapada dos Guimarães.
Do total de 35 mandados que estão sendo cumpridos, 11 deles são de prisão preventiva, 12 de busca e apreensão domiciliar, três de sequestro de veículos e três de sequestros de bens e imóveis. A polícia tenta prender dois policiais penais que teriam facilitado a fuga dos criminosos da unidade prisional. Os acusados são investigados por fazer parte da facção criminosa. A Secretaria de Estado de Justiça faz o acompanhamento das prisões dos policiais penais. Além disso, a conduta dos agentes será avaliada e eles podem ser exonerados do cargo.
As prisões são executadas nas cidades de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Poconé.
As investigações foram realizadas pela Gerência de Combate ao Crime Organizado, Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado e Gerência Estadual de Polinter e Capturas, apontaram que os suspeitos que fugiram da penitenciária, contaram com apoio de integrantes da facção e também do policial penal que transportou os dois da unidade prisional e do diretor da unidade, que autorizou a saída dos detentos.