O transporte público entra em uma nova fase em Mato Grosso com o início dos testes de um inovador ônibus elétrico, conectando Várzea Grande a Cuiabá. Durante um período de cerca de 30 dias, a linha 024 – Shopping Pantanal/Terminal André Maggi terá o privilégio de contar com esta tecnologia limpa e eficiente, prometendo revolucionar a forma como os passageiros se deslocam entre essas duas cidades.
A Transição para o Ônibus Elétrico
Historicamente, a ligação entre Várzea Grande e Cuiabá era realizada por linhas de ônibus comuns, mas com a implementação do BRT (Bus Rapid Transit), esperava-se uma melhoria significativa. Este sistema, idealizado inicialmente para a Copa do Mundo de 2014, enfrentou uma série de desafios, incluindo mudanças de planos do BRT para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), e posteriormente, problemas de fraude que levaram à suspensão deste último.
O retorno à ideia do ônibus, desta vez com a tecnologia elétrica, veio após estudos do Governo do Estado, que indicaram vantagens técnicas e financeiras em relação ao VLT. Este cenário foi marcado pelo abandono do canteiro de obras e das composições do VLT, uma visão que fortaleceu a decisão de avançar com a solução de ônibus elétricos.
Características do Ônibus Elétrico
O modelo escolhido para os testes, o Attivi, produzido pela Marcopolo, destaca-se por suas características inovadoras: piso baixo para acessibilidade, 13 metros de comprimento, capacidade para 80 passageiros, e uma autonomia de bateria de cerca de 250 quilômetros por carga completa. Estas especificações não só prometem um transporte mais confortável e acessível, mas também um grande avanço em termos de sustentabilidade ambiental.
A etapa de testes foi precedida por um chamamento público, realizado pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Mato Grosso (Sinfra-MT) em 17 de outubro de 2023. O objetivo era atrair empresas e interessados em participar deste projeto pioneiro.
A escolha da linha 024 para os testes não foi aleatória, já que o seu trajeto é representativo do que será implementado no novo sistema BRT, garantindo uma avaliação efetiva da operação e da receptividade do público.
Com resultados promissores, este teste pode ser o precursor de uma nova era no transporte metropolitano, onde a eficiência energética e o respeito ao meio ambiente andam lado a lado com a melhoria da qualidade de vida dos usuários.