*Sêmia Mauad/ Opinião MT
O pedido de candidatura a vereador por Nicássio José Barbosa (MDB), irmão do deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), foi negado pela juíza da trigésima nova Zona Eleitoral, em decisão proferida na última quarta-feira, dia 11 de setembro.
Segundo a magistrada, o candidato foi condenado por tentativa de homicídio contra um suplente de vereador há 24 anos. Ela ressaltou que apesar dele já ter cumprido pena e extinta a punibilidade em 2018, de acordo com a lei, Nicássio está inelegível pelo prazo de oito anos, ou seja, somente em 2026, poderá se candidatar ao pleito.
A sentença foi acordada com parecer do Ministério Público Eleitoral que defendeu o indeferimento do registro do emedebista.
A TENTATIVA DE HOMICÍDIO
Sivaldo Campos era suplente de vereador quando o crime aconteceu. A vítima estava em casa quando a mesma foi invadida por três homens no dia 10 de outubro de 2000.
Ele foi baleado com dois tiros na cabeça, mas conseguiu sobreviver. Apesar de ter passado por inúmeros tratamentos, tem sequelas graves.
A investigação da polícia apontou que a tentativa de assassinato se tratava de crime político. Nicássio foi apontado como mandante do assassinato já que queria ocupar a vaga de vereador.
Nicássio foi condenado a 9 anos e 8 meses por ser o mandante do crime.