Com o falecimento da deputada Amália Barros (PL-MT), Nelson Barbudo, conhecido suplente de Mato Grosso, será convocado para assumir sua posição na Câmara dos Deputados. A morte de Amália, após complicações cirúrgicas, abre espaço para o retorno de Nelson, figura já conhecida no cenário político mato-grossense.
Trajetória Política de Nelson Barbudo
Nelson Barbudo, ou Nelson Ned Previdente, marcou sua presença na política brasileira ao ser eleito o deputado mais votado de Mato Grosso no pleito de 2018, conquistando 126.249 votos pelo antigo PSL. Apesar de não conseguir a reeleição em 2022, onde obteve 53.285 votos, sua posição como primeiro suplente pelo PL garantiu seu retorno à Câmara após o infortúnio de Amália Barros.
Durante seu primeiro mandato, Nelson Barbudo, que também é agricultor, assumiu papel de liderança na chamada bancada ruralista. Dentre suas iniciativas legislativas, destacam-se a proposição para ampliar e regular a caça de animais silvestres e outra que proíbe a denominação de “carne” em produtos que não sejam de origem animal. Além desses, propôs uma legislação que visa limitar os valores das multas ambientais. Todas essas medidas ainda estão em tramitação.
Falecimento de Amália Barros
Amália Barros faleceu devido a complicações pós-operatórias após uma cirurgia para remoção de um nódulo no pâncreas. A parlamentar, que tinha apenas 39 anos, estava internada desde o dia 1º de maio no Hospital Vila Nova Star em São Paulo, onde passou por várias intervenções médicas que infelizmente não foram suficientes para sua recuperação.
A ascensão de Nelson Barbudo à Câmara dos Deputados em circunstâncias tão trágicas destaca a dinâmica e a imprevisibilidade da vida política. Enquanto o legado de Amália Barros será lembrado, Nelson tem a tarefa de retomar sua atividade legislativa e honrar o mandato que agora reassume, representando os eleitores de Mato Grosso e dando continuidade ao trabalho que lhe foi confiado inicialmente.