*Sêmia Mauad/ Opinião MT
Flávia Moretti, candidata a prefeitura de Várzea Grande, e o vice-candidato, Tião da Zaeli, foram condenados a pagar multa de R$ 20 mil reais, por distribuição de panfletos de campanha por Várzea Grande.
Segundo decisão do juiz da 49ª Zona Eleitoral, Wladys Roberto Freire do Amaral, o ato configura crime de propaganda eleitoral antecipada. A decisão foi divulgada na última terça-feira, dia 06 de agosto.
O partido do prefeito e candidato à reeleição, Kalil Baracat, ajuizou a representação por propaganda eleitoral extemporânea. Eles alegam que os candidatos pretendiam massificar os próprios nomes como candidatos, fazendo a entrega dos panfletos e até mesmo estavam publicando vídeos dos atos nas redes sociais, o que foi confirmado pelo juiz.
Moretti e Tião da Zaeli teriam realizado caminhada no dia 05 de julho, enquanto ainda eram pré-candidatos à Prefeitura de Várzea Grande.
“A caminhada ou passeata realizada pelos representados, com a entrega de material impresso aos eleitores, ocorreu em vias públicas ou locais acessíveis ao público, em clara afronta ao que determina a lei eleitoral”, disse em decisão.
O juiz ainda complementou na decisão que Zaeli teria dado entrevista na qual “associa a gestão do atual prefeito ao coronelismo, comportamento igualmente vedado no período de pré-campanha”, finalizou.