O governador do estado, Mauro Mendes, assinou contrato que oficializou a venda dos vagões do VLT para o estado da Bahia. O acordo foi firmado na última quarta-feira, dia 03 de julho.
Os 40 vagões foram negociados pelo valor de R$ 793,7 milhões, divididos em quatro parcelas anuais, corrigidas pela inflação. Os recursos vão ressarcir os cofres do Estado e serão suficientes para custear as obras do Sistema BRT, bem como a compra dos veículos: “O valor que vamos receber representa exatamente tudo que pagamos lá em 2011. Vamos recuperar todo o dinheiro daqueles equipamentos. Quero agradecer aos Tribunais de Contas da União e do Estado, aos nossos técnicos da PGE (Procuradoria Geral do Estado), Sefaz, Sinfra e a todos que participaram desse processo, que vai permitir recuperar o dinheiro público”, ressaltou o governador.
O Tribunal de Contas da União (TCU) fez o intermédio da negociação. O presidente do TCU, Bruno Dantas, lembrou que a solução põe fim a um episódio de corrupção por superfaturamento e pagamento de propina nas licitações do VLT: “A população de Mato Grosso padeceu por mais de uma década, sem os recursos e sem o modal e, agora, será ressarcida”, disse ele.
A expectativa é que nos próximos cinco meses, os vagões sejam transportados até a sede da CAF, que fica no interior de São Paulo, para passar por processo de restabelecimento técnico. Dessa forma, os vagões poderão retomar a capacidade operacional.
É importante ressaltar que toda a operação será realizada pelo Governo da Bahia.
*Secom/MT