Na tarde de ontem (13), a Polícia Civil de Poconé (104 kms de Cuiabá), libertou uma mulher e seus três filhos de uma situação de cárcere privado e violência doméstica. As vítimas, que viviam no Distrito de Cangas sob constante abuso físico e psicológico, foram acolhidas e encaminhadas para um local seguro com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Família vivia em cárcere privado e sofria violência
A mulher, de 23 anos, relatou aos policiais que era mantida em cárcere privado pelo marido e que ela e seus filhos, com idades de 11 meses, 2 e 4 anos, sofriam constantes agressões físicas e psicológicas. Além disso, o suspeito a impedia de sair de casa e a obrigava a entregar o valor do “Bolsa Família” recebido pelas crianças.
A vítima também denunciou que o marido a privava de alimento quando ficava irritado, deixando as crianças em situação de fome. Em estado de fragilidade emocional, a mulher solicitou medida protetiva de urgência e expressou o desejo de retornar para sua família no Mato Grosso do Sul.
Após a denúncia, a equipe da Delegacia de Poconé se dirigiu ao local e resgatou a mãe e seus filhos, providenciando seus pertences e encaminhando-os para a Secretaria Municipal de Assistência Social. A secretaria providenciou acolhimento das vítimas e comprou passagens para que pudessem retornar ao seu estado de origem.
Investigação em andamento
O suspeito não estava na residência no momento da ação policial, mas responderá por inquérito instaurado para apurar os crimes de cárcere privado, violência doméstica e maus-tratos.
O caso serve como um alerta para a importância da denúncia em situações de violência doméstica e maus-tratos. A ação da Polícia Civil de Poconé demonstra o compromisso da instituição com a proteção das mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade.