O candidato a prefeito de Cuiabá Lúdio Cabral se reuniu com lideranças do segmento cultural da cidade para ouvir as demandas e apresentar as propostas do plano de governo, entre elas a recriação da Secretaria Municipal de Cultura e o fortalecimento do Conselho Municipal, além de inciativas que ajudem a preservar e recuperar a identidade e a tradição cuiabanas.
Lúdio defendeu a requalificação de espaços públicos culturais, inclusive no Centro Histórico, e da valorização do Plano Municipal de Cultura, recém aprovado.
“Nossa maior riqueza em Cuiabá é a nossa cultura. É uma cidade com 305 anos e que é a matriz cultural do Centro-Oeste com a força da sua diversidade, de seu povo e sua natureza”, disse o candidato ao lembrar das artes plásticas mato-grossenses que refletem a natureza e o cotidiano em Cuiabá.
O encontro ocorreu na casa da professora, artista e crítica de arte Aline Figueiredo Espíndola, referência no segmento. Lúdio defendeu propostas como a requalificação do Centro Histórico e a rearborização da capital mato-grossense com o plantio de árvores, o que vai incluir os tradicionais quintais cuiabanos com árvores frutíferas.
Lúdio assegurou aos agentes criativos e trabalhadores da cultura a recriação de uma secretaria municipal dedicada ao setor. O candidato lembrou também da função social da cultura, que precisa estar inserida e articulada com outros seguimentos da prefeitura, como a educação, a saúde, meio ambiente e a segurança pública, por exemplo. O candidato também defendeu o fortalecimento dos conselhos municipais, entre eles o de Cultura.
Aline Figueiredo destacou a preocupação com a perda da identidade da cidade, por conta da desvalorização da cultura local, causada pela falta de políticas públicas e de espaços destinados a eventos e exposições.
“A gente quer um prefeito que tenha sensibilidade e veja a cultura como um instrumento de educação, uma forma de despertar a sociedade para a realidade que a gente vive, precisamos sair da zona da anestesia social e a cultura tem potencial para isso”, discursou a artista Mari Gema, que participou do encontro.
Lúdio lembrou a aprovação do Plano Municipal de Cultura, que foi amplamente discutido entre os representantes de diversos segmentos culturais, e garantiu que irá seguir as diretrizes na sua gestão. Falou também das propostas que estão no Plano de Governo Participativo, elaborado com a colaboração do próprio segmento cultural. No plano, a cultura é compreendida ainda como ferramenta de combate às intolerâncias e desigualdades, e de estímulo ao convívio com a diferença a partir do fortalecimento das identidades culturais no território.
Entre as propostas de Lúdio está a promoção e articulação, junto a entes públicos, instituições privadas e filantrópicas, a criação de escolas de artes em Cuiabá para formação em diversas linguagens, como música, literatura, artes cênicas, artes visuais. Lúdio também vai criar e fortalecer centros culturais e museus dedicados à memória e ao fomento das culturas originárias ribeirinha, indígena, quilombola e cigana.
O projeto de Lúdio para Cuiabá contempla os Pontos de Cultura municipais, a fim de habilitá-los a abrigar e desenvolver projetos de produção, circulação e formação artístico-culturais para moradores dos bairros de Cuiabá, oportunizando, também, espaços de atuação para profissionais da Cultura.
*Assessoria